sábado, 18 de maio de 2013

MULHER E MUSCULAÇÃO

            O número de mulheres vem aumentando dentro das salas de musculação. E entre seus objetivos estão melhorar a aparência física, saúde e socialização. Mas essa prática para a mulher nunca foi bem aceita, e até hoje existem mitos e falsas afirmações que devem ser explicadas, pois a musculação, dentro de um treinamento bem elaborado, trabalhada de forma benéfica para o corpo como um todo.



            Fatores como altura, peso, estrutura óssea e circunferências mudam após a puberdade devido aos hormônios secretados, estimulando os ovários e os testículos e produzindo o estrógeno e a testosterona (que aumenta a formação do tecido ósseo e a massa muscular). Essa é a resposta para que as mulheres fiquem tranquilas e pratiquem a atividade sem medo de “ficarem masculinizadas”, pois como o nível de testosterona na mulher é menor em relação ao sexo oposto. Afasta-se, assim, a possibilidade de aumento de massa muscular como o dos homens.

            Outro mito é o de que ao praticarem a musculação irão aumentar alguns centímetros em suas medidas, como se estivessem engordando. Vale lembrar que músculo e gordura possuem pesos diferentes. Por ser mais denso, o músculo ocupa menos espaço, é firme e definido, porém mais pesado. Já em relação à flexibilidade, muitos autores apontam que a musculação feita de maneira adequada não a prejudica, sendo importante ter no programa de treinamento alongamentos específicos.

            Assim, são muitos os motivos para que mulheres pratiquem a musculação:

 

·        Melhora estética

·        Combate a obesidade

·        Melhora a postura

·        Auxilia na firmeza muscular

·        Combate a depressão

·        Combate a e osteoporose.

 

Bonito é ser saudável.

Bruno Dias (CREF - 003208-G/GO)- Graduado em Educação Física Unip, Pós Graduado em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e Coordenador da Academia Vita Fitness 24hs.
 


 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário