sexta-feira, 7 de junho de 2013

Artigo Marynês Pereira- Conheça sua História

QUEM NÃO CONHECE A SUA HISTÓRIA NÃO CONSEGUE CONSTRUIR UM FUTURO MELHOR – PARTE 1

 


 
Em 32 anos de profissão, acredito que tenha muita história para contar e quero compartilhar com cada um de vocês e incentivo meus colegas que façam o mesmo, AFINAL...QUEM NÃO CONHECE A SUA HISTÓRIA NAO CONSEGUE CONSTRUIR UM FUTURO MELHOR.

 Decidi fazer isso, depois de tanto escutar as mesmas reclamações e ver as mesmas histórias em vários lugares: professores de Ed Física cada vez ganhando menos, comprando menos livros , estudando menos, com vergonha da profissão e sendo acusados pelos proprietários de negócios, gerentes e coordenadores de apresentarem baixo comprometimento. E donos de academias reclamando do baixo faturamento de sua empresa, por anos seguidos tendo que vender o carro no final do ano para conseguir pagar salários, sem dinheiro para investir, pedindo empréstimos para comprar equipamentos, enfim , um cenário decadente para a maioria. E de consultores inescrupulosos e predadores que quase destruíram sua empresa.

 
E pensar que este é um mercado que tem tudo para ser próspero.

Por que será que isto está acontecendo??

 Isso me dá uma tristeza que nenhum de vocês pode imaginar, afinal, eu conheci o glamour do mercado. Eu e meus colegas professores de mesma época ( década de 80 e 90)  fomos aos Estados Unidos quando nenhum professor conseguia fazer isso, ainda mais na época que 1 dolar representava 5 dinheiros brasileiros da época. Pensar que muitos de nós ganhava de 50 a 70 a hora aula. As academias cobravam 200 por mês para os alunos fazerem aulas 3 vezes por semana e as academias viviam lotadas, os parques cheios de eventos relacionados à atividade física com apoio da prefeitura, das empresas que patrocinavam as aulas nas praias. As nossas aulas eram lotadas com mais de 100 alunos em sala.

 
Parece ficção para você que talvez esteja no mercado há menos de 15 anos , não é mesmo?? Mas foi real e para os especialistas em Marketing são raros e inexplicáveis os casos de sucesso como esse que passamos, regredir, encolher, ainda mais numa área como a nossa que representa a SAÚDE.

 
O normal é uma marca crescer e mudar para melhor, como foi o caso das Havaianas que eram chinelos de classe D e E,  e que nós na juventude usávamos e trocávamos as tiras, virando a sola colorida para cima.  Aliás, foi a minha geração que inspirou os chinelos coloridos que hoje são produtos de grife e vendidos na Europa por 29 Euros. Isso é o normal, uma marca crescer.

 
E nós no Brasil? Temos pífios 2 % da população fazendo atividade física, cujos dados não mudam há mais de 10 anos; 50% da população acima do peso; em 3 anos passamos de 13% da população totalmente sedentária para 26%.
 

AFINAL O QUE NÓS PROFISSIONAIS DA ÁREA ESTAMOS FAZENDO? Ou você acha que você não tem nada a ver com isso??
NÃO PERCA A PARTE 2 DESTE ARTIGO NA PRÓXIMA EDIÇÃO.

 

 

 
 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário